O cotidiano como currículo

Um currículo pensado no bem estar e no desenvolvimento criativo de bebês e crianças pequenas, evidenciando os momentos de cuidado, alimentação, vinculo, respeito e movimento livre – corpo e espaço.

Alimentação

A Escola Belbellita valoriza e incentiva a alimentação adequada para as crianças nos primeiros anos de vida, visto que são decisivos para o estabelecimento de bons hábitos alimentares que irão promover a saúde. A escola prioriza produtos frescos e de qualidade, fornecidos por empresas criteriosamente selecionadas. O cardápio é elaborado por nutricionista, se atentando aos casos de alergia e intolerâncias alimentares, respeitando as particularidades de cada criança. Todas as refeições são preparadas na escola.

*Frutas, verduras e legumes 70% orgânicos.

Diferentes linguagens

A criança, como ser humano, possui cem linguagens, cem maneiras de pensar, de entender, de encontrar o outro através de um pensamento que entrelaça e não separa as dimensões da experiência. “Cem linguagens” é metáfora das extraordinárias potencialidades das crianças, dos processos cognitivos e criativos, das múltiplas formas com que a vida se manifesta e o conhecimento é construído. Na Escola Belbellita possibilitamos o tempo e o espaço para a expressão subjetiva dessas linguagens, por meio de ambientes organizados, com segurança e materiais que possibilitem as diferentes formas de pensar e agir.

A criança protagonista

A criança é um sujeito pensante, com direito de se expressar e comunicar seus desejos e necessidades, de ser respeitada e protagonista das situações do cotidiano, nas quais é capaz de construir e atribuir sentido e significados contextualizados com o mundo em que vive. Aqui na Escola Belbellita a criança é valorizada por sua própria identidade e com o devido respeito ao seu processo singular de crescimento e desenvolvimento.

Movimento livre

A Escola Belbellita potencializa e organiza seus espaços para que bebês e crianças possam, quando estabelecido o sentimento de segurança, explorar e pesquisar, gerando a aprendizagem significativa. Ao garantir que os brinquedos e materiais oferecidos nesses ambientes agucem o estupor do desejo e curiosidade, cria-se uma ação de experimentação e exploração com as propostas desenvolvidas, possibilitando ao bebê e a criança o movimento necessário de conhecimento do mundo e de si.

O professor pesquisador

O professor, ao lado da criança, pode ser tanto pesquisador quanto aprendiz. Para cada registro, cada documentação, escolha e interpretação, estão não somente seu modo de pensar mas a responsabilidade de tornar visível o pensamento das crianças.

Documentação pedagógica

A forma de documentação que a Escola Belbellita utiliza está apoiada na abordagem de documentação pedagógica Malaguzziana. Esta forma de conceber o currículo da infância pressupõe a organização de um currículo que se constrói na relação entre os processos de aprendizagens da criança em seu momento inaugural do desenvolvimento infantil. Os procedimentos utilizados implicam na organização das crianças em pequenos grupos para que a professora, a auxiliar e a atelierista possam fazer registros usando diferentes instrumentos como fotografias, vídeos, anotações e escritas, como forma de refletir a prática e assim poder aprofundar a teoria, fazendo da documentação um patrimônio comum. Um documento compartilhado com as famílias e toda a comunidade educativa, a documentação valoriza a ideia de berçário e escola como um processo democrático, uma cultura da infância e da educação.

Ateliê

Um espaço que auxilia na continuidade dos projetos trabalhados nas salas referência, com o objetivo de ampliar as possibilidades de pesquisas e relações com os objetos. Propostas realizadas em sessões de pequenos grupos na sala específica do Ateliê, e também nos outros ambientes da escola.

Parceria com as famílias

Uma Escola que acolhe, escuta, orienta e partilha saberes e experiências com as famílias. Acreditamos que o estudo da infância deve expandir do mundo pedagógico, para as famílias, possibilitando um diálogo transparente em prol de uma educação e desenvolvimento de qualidade. Desta forma, a família estará inserida não apenas no cotidiano escolar de seus filhos, como também, em projetos formativos e reuniões de acolhimento.